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No contexto atual do marketing os seus profissionais devem, mais do que nunca, elaborar estratégias orientadas ao mercado que criem valor às empresas.

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SOBRE OS AUTORES
Leandro Angotti Guissoni e Marcos Fava Neves

Leandro Angotti Guissoni

lguissoni@markestrat.org
  • Especialista em Marketing, Comunicação, Canais (Trade/Shopper Marketing), Métricas e Alocação de Recursos em Marketing.
  • Doutor e Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), com período de Doutorado na Estados Unidos, na Darden School of Business – University of Virginia de 2011 a 2012
  • Professor do Departamento de Mercadologia da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) em cursos de graduação e pós-graduação. É, também, professor do Master em Marketing na ESPM-SP e de MBA's USP.
  • Professor Adjunto Internacional na Darden School of Business, University of Virginia (2015-2016) e tem trabalhado em pesquisas acadêmicas em Darden desde 2011
  • Sócio da ToolboxTM, empresa especializada em projetos no setor de bens de consumo e varejo.
  • Co-fundador da iniciativa Shopper Safari (www.shoppersafari.com.br)
  • Foi sócio da Markestrat (Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia), tendo atuado em projetos de Consultoria para diversas empresas desde 2008
  • Possui cursos de extensão em Administração pela University of California/EUA e em Marketing e Vendas no Canadá, em Vancouver.
  • É membro da American Marketing Association (AMA) e membro acadêmico qualificado do Marketing Science Institute (MSI)
  • Graduado em Ciências Contábeis pela FEA-RP/USP, tendo pesquisado uma proposta de integração entre marketing e finanças para aplicação empresarial, publicado posteriormente no Encontro de Marketing da Anpad.
  • Na área empresarial, entre 2004 e 2008 atuou no departamento de marketing da Coca-Cola, tendo sido responsável por comunicação de marketing para novos produtos, promoções aos consumidores e varejistas. Também, foi responsável por pesquisa de marketing, quando realizou diversos cursos na Nielsen Company e coordenou, na Companhia, o desenvolvimento do sistema de pesquisa de execução de mercado (RED – Right Execution Daily), tendo esse sistema sido reconhecido como uma das referências no sistema Coca-Cola Brasil.
  • Também, é palestrante em diversos eventos sobre avaliação das ações de marketing, varejo, shopper e trade marketing, comunicação e vendas.
  • É um dos autores do livro Trade Marketing, publicado pela Atlas em 2010, e do livro Shopper Marketing (Atlas, publicado em 2011 e premiado com o Troféu Cultura Econômica na categoria Marketing e publicado em espanhol também), do livro Agrodistribuidor e do ebook Shopper Safari além de autor de artigos para revistas e congressos nacionais e internacionais.
  • Possui artigos publicados em importantes periódicos de Administração e congressos nacionais/internacionais, com artigos apresentados nos Estados Unidos, China e India. Em 2012 teve pesquisa selecionada e apresentada na Harvard Business School (EUA). É colunista do Mundo do Marketing e de várias outras revistas empresariais.
  • Fundador da iniciativa ComValor, da Markestrat, aplicando métodos na área empresarial para alocação de recursos em marketing, métricas e gerenciamento de campanhas de marketing.

Marcos Fava Neves

http://www.favaneves.org
  • Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em 1991, Mestre em Administração (Estratégias de Arrendamento Industrial, FEA/USP, 1995), Doutor em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição, FEA/USP, 1999), Livre-Docente em 2004, chegando a Professor Titular da USP em 2009. É também pós-graduado em Agribusiness & Marketing de Alimentos na França (1995) e em Canais de Distribuição de Alimentos na Holanda (1998/1999).
  • Professor Titular de Planejamento e Estratégia da FEA/USP em Ribeirão Preto, lecionando mais de 80 disciplinas de graduação e 15 de pós-graduação. Coordenou 35 turmas de MBA na USP, ministrando mais de 300 aulas nos principais MBA's do Brasil. É também professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires (desde 2006) e da Purdue University, EUA (desde 2013). Participou de mais de 70 Congressos no exterior.
  • Coordenador do PENSA - Programa de Agronegócios da USP – (de 2005 a 2007) e criador do Markestrat, Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia (em 2004).
  • Chefe do Departamento de Administração da FEA/USP em Ribeirão Preto em duas gestões 2000/2002 e 2010/2012.
  • Seus textos e sua obra caracterizam-se pelo planejamento do agronegócio e pela proposta de métodos para solução de problemas empresariais, sendo autor e organizador de 50 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Inglaterra, Cingapura, Holanda e China. É ainda articulista de diversos jornais e revistas, entre eles o China Daily, de Pequim. Escreveu casos para a Universidade de Harvard (2009 e 2010) e Purdue (2013) e tem mais de 100 artigos publicados nos jornais Estado, Folha e Valor.
  • Realizou 700 palestras em 22 países, abrindo diversos eventos no Brasil e exterior.
  • Foi membro de conselhos de organizações tais como Lagoa da Serra/CRV, Renk Zanini, Inova, Embrapa, Serviço de Informação da Carne, Láctea Brasil, Associação Mundial de Agronegócios e da Cooperativa Coplana.
  • Coordenou mais de 100 projetos públicos e privados em 6 países diferentes para as principais empresas e organizações atuantes no agronegócio.
DWK