compre o livro agora
acesse o blog

serviços

No contexto atual do marketing os seus profissionais devem, mais do que nunca, elaborar estratégias orientadas ao mercado que criem valor às empresas.

saiba mais

simuladores

Acesse nossos simuladores de ROI de marketing

saiba mais

O LIVRO
MÉTRICAS PARA COMUNICAÇÃO DE MARKETING

“Em breve não haverá espaço para os gestores que não compreendam, apliquem e utilizem um conjunto de indicadores para a tomada de decisão em marketing”

"Este não é um livro que simplesmente explica como planejar comunicações, mas, sim, explica e apresenta ferramentas imediatamente aplicáveis sobre como gerenciar e controlar campanhas de comunicações persuasivas. Para isso, a abordagem sobre como planejar campanhas também é tratada. Mas, diferentemente de outras obras de comunicações integradas de marketing, o foco desta é o de apresentar o processo (método) de mensuração de resultados chamado ComValor, seguido por mais de 60 métricas (indicadores) para cada estratégia do composto de comunicação de marketing"

A função da comunicação de marketing é mais do que simplesmente divulgar produtos e serviços tornando-os conhecidos do público alvo. Sobretudo, seu papel é o de criar condições favoráveis para estimular e persuadir o público a optar por determinado produto e marca.

O consumidor, por sua vez, ganha poder de decisão quanto aos anúncios que deseja ter contato, seja ao decidir mudar o canal da televisão com o controle remoto, ao bloquear e excluir emails indesejados de alguns remetentes, ou de diversas outras maneiras. Enquanto isso, as marcas buscam diversos meios para atingir esses consumidores. A tecnologia, por sua vez, impulsionou algumas mudanças tanto nos meios de comunicação como no público consumidor.

O resultado disso é uma intensa diversificação das estratégias de comunicações e mídias por parte das empresas anunciantes e agências, tendo o profissional de marketing o desafio de atuar em um ambiente no qual há dificuldades em atingir grandes públicos e, mais do que isso, fazer com que a estratégia de comunicação utilizada permita atrair e fidelizar clientes para a marca anunciada.

Por causa disso, é relevante que a empresa elabore estratégias orientadas ao mercado que criem valor aos seus donos e acionistas. Nesse sentido, os profissionais de marketing deverão estar cada vez mais preparados para avaliar e demonstrar tais resultados, pois apesar do que ainda muitos acreditam, a mensuração é possível.

Porém, a mensuração dessas atividades envolve, sobretudo, um processo de aprendizado que leva certo tempo para ser consistente. Contudo, é preciso começar!

Diante desse cenário, alguns dos desafios para os profissionais de marketing envolvem:

  • Identificar o nível de orçamento ideal em comunicação que maximize a venda dos produtos das empresas
  • Promover a mais consistente alocação de recursos
  • Revisar e atualizar o plano de comunicação de marketing de suas marcas, considerando as mudanças no comportamento do consumidor, bem como os avanços nas tecnologias que podem ser utilizadas para execução dos planos e ações da concorrência.

Tendo o objetivo de ser mais uma peça que poderá contribuir com cada uma dos três desafios colocados nos tópicos acima, na obra são apresentadas algumas possibilidades para facilitar a visão sobre o planejamento e gerenciamento de campanhas de comunicação, tornando também possível a desafiadora avaliação do programa de comunicação integrada de marketing.

Além disso, ao final da obra há uma reflexão sobre o futuro das comunicações, agregando algumas dicas para a revisão e atualização dos planos nas empresas.

Boa Leitura!




DWK