No contexto atual do marketing os seus profissionais devem, mais do que nunca, elaborar estratégias orientadas ao mercado que criem valor às empresas.
saiba maisA função da comunicação de marketing é mais do que simplesmente divulgar produtos e serviços tornando-os conhecidos do público alvo. Sobretudo, seu papel é o de criar condições favoráveis para estimular e persuadir o público a optar por determinado produto e marca.
O consumidor, por sua vez, ganha poder de decisão quanto aos anúncios que deseja ter contato, seja ao decidir mudar o canal da televisão com o controle remoto, ao bloquear e excluir emails indesejados de alguns remetentes, ou de diversas outras maneiras. Enquanto isso, as marcas buscam diversos meios para atingir esses consumidores. A tecnologia, por sua vez, impulsionou algumas mudanças tanto nos meios de comunicação como no público consumidor.
O resultado disso é uma intensa diversificação das estratégias de comunicações e mídias por parte das empresas anunciantes e agências, tendo o profissional de marketing o desafio de atuar em um ambiente no qual há dificuldades em atingir grandes públicos e, mais do que isso, fazer com que a estratégia de comunicação utilizada permita atrair e fidelizar clientes para a marca anunciada.
Por causa disso, é relevante que a empresa elabore estratégias orientadas ao mercado que criem valor aos seus donos e acionistas. Nesse sentido, os profissionais de marketing deverão estar cada vez mais preparados para avaliar e demonstrar tais resultados, pois apesar do que ainda muitos acreditam, a mensuração é possível.
Porém, a mensuração dessas atividades envolve, sobretudo, um processo de aprendizado que leva certo tempo para ser consistente. Contudo, é preciso começar!
Diante desse cenário, alguns dos desafios para os profissionais de marketing envolvem:
Tendo o objetivo de ser mais uma peça que poderá contribuir com cada uma dos três desafios colocados nos tópicos acima, na obra são apresentadas algumas possibilidades para facilitar a visão sobre o planejamento e gerenciamento de campanhas de comunicação, tornando também possível a desafiadora avaliação do programa de comunicação integrada de marketing.
Além disso, ao final da obra há uma reflexão sobre o futuro das comunicações, agregando algumas dicas para a revisão e atualização dos planos nas empresas.
Boa Leitura!